full
image
#666666
http://broilo.com.br/wp-content/themes/zap-installable/
http://broilo.com.br/
#0098DA
style1

Dicas para o seu projeto

Orientação solar e Insolação

A orientação solar de sua obra é muito importante, pois se bem utilizada irá auxiliar no conforto térmico dos ambientes. Aqui no hemisfério sul, o ideal é ter ambientes nobres voltados para a face norte, que são frias no verão e quentes no inverno.

 

Ambientes envidraçados

Áreas envidraçadas causam grandes ganhos térmicos na estação quente e perdas térmicas muito consideráveis durante a estação fria, e isso implica diretamente no dimensionamento do sistema de conforto térmico que terá que corrigir tal efeito. Os vidros duplos são indicados para se ter menores  perdas térmicas.

 

Iluminação natural

Prefira áreas iluminadas naturalmente para minimizar o uso de iluminação artificial.

 

Eletrodomésticos de baixo consumo

No que diz respeito ao consumo de energia, use os aparelhos mais eficientes que puder adquirir. Note que, ao contrário do que se pensa, nem sempre os mais eficientes são necessariamente os mais caros.

 

Cuide do isolamento térmico

Fator determinante para evitar perdas de calor no inverno. Toda tubulação que transporta água quente deve ser perfeitamente isolada, caso contrário essa irá perder calor ao longo das tubulações. Além de aumentar os custos com energia, necessárias ao aquecimento dessa água, ainda podem ocasionar em dilatações de paredes e pisos.

 

Cobertura

Cuide para que a obra tenha isolamento adequado, tanto em relação ao calor quanto em relação ao frio.

 

Ventilação

Uma edificação com ventilação insuficiente poderá reter umidade do ar, afetando o conforto e até mesmo a saúde dos habitantes.

 

Energia Renovável

Procure usar equipamentos que funcionem à base de energia renovável. Sugestão: Equipamento Solar – Captam a energia do sol e a transformam em calor, poupando até 70% da energia necessária para o aquecimento de água.

 

Uso consciente da água

Use louças sanitárias que funcionem com pouca água, e instale sistemas de regulagem do fluxo de água nas torneiras e duchas, para que você não tenha prejuízo no conforto de seu banho e ganhe também economia. A ecologia e seu bolso agradecem!

 

Use água da chuva

Se vai construir e tem terreno disponível, existe a possibilidade de usar mini-estações de tratamento de água ou cisternas de armazenamento de águas pluviais, para posteriores utilizações em descargas não potáveis como jardim, bacias sanitárias ou lavagem de automóveis. Além de diminuir o consumo de água da rede pública, a retenção de águas pluviais dentro do lote diminui o volume de água jogada nas vias públicas, diminuindo as enchentes comuns nas áreas urbanas no Brasil.

 

Recicle o lixo

Preveja espaço destinado à separação de resíduos domésticos para facilitar a reciclagem.

seta
paged
Carregando mensagens...
link
#5c5c5c
on
loading
off